Histórico

Home/Institucional/Histórico
Histórico 2017-07-31T13:50:37+00:00

Considerado patrimônio gaúcho, PGQP segue educando sobre gestão.

Criado em 15 de outubro de 1992, o PGQP ultrapassou 1,3 milhão de pessoas envolvidas, mais de 11 mil organizações que aderiram ao Programa, mais de 300 mil pessoas capacitadas e uma rede de mais de 70 comitês setoriais e regionais focados no desenvolvimento da qualidade, sustentabilidade e inovação.

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) atua em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da busca da excelência em gestão. Considerado um dos maiores patrimônios gaúchos na disseminação da Qualidade e na melhoria da gestão das organizações, o modelo do PGQP foi construído coletivamente e norteado pelo desejo de fazer bem feita a coisa certa, na hora certa, tendo como objetivo aumentar a competitividade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No momento de criação do PGQP, além de todo o apoio político que o Programa recebeu, foi muito importante a participação de grandes líderes do nosso Estado, abraçando a causa como sua, como foi o caso do empresário Jorge Gerdau Johannpeter. Essa atitude foi um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento do PGQP em seu início e foi baseado no princípio de apoio das lideranças, juntamente com a criação das redes de comitês e demais voluntários, que o PGQP conseguiu evoluir e chegar ao nível no qual se encontra hoje.
A entidade é responsável pelo maior evento do mundo na área da Qualidade, o Congresso Internacional da Gestão, no qual ocorre também a cerimônia de entrega do Prêmio Qualidade RS que já concedeu aproximadamente 1,3 mil reconhecimentos. O Prêmio Inovação RS segue o mesmo caminho, porém reconhecendo as empresas e entidades que estão se destacando com novas ideias e projetos. Em 2017, o PGQP lançou o mérito denominado Exemplaridade na Aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão, baseado no novo Modelo de Excelência da Gestão – MEG, criado pela FNQ, com o objetivo de condecorar as organizações que demonstram ser referência na aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão.

Os desafios da nossa causa ainda são muitos. Podemos citar Inovação, Cidades, Competitividade Sustentável, Excelência da Gestão, entre outros. Pensando nisso, o PGQP procura, incansavelmente, encontrar soluções para atender as mais diferentes demandas. Novos produtos são criados para que o mercado corporativo tenha condições de encontrar no PGQP um apoio para suas dificuldades, bem como um incentivo para um caminho de rentabilidade e crescimento.
Inovar, fazer melhor, fazer diferente. Tudo isso tem um objetivo maior: ser competitivo. Mas o que queremos não é uma competitividade a qualquer custo. Queremos uma competitividade sustentável.
Atualmente, temas surgem como soluções para encontrarmos as respostas que estamos procurando, mas está cada vez mais claro, para as lideranças das organizações públicas e privadas, que nada disso se faz sem uma grande base em sua gestão: um alicerce chamado Qualidade.