RH para Engenheiros.

Home/Artigos, Destaque/RH para Engenheiros.

RH para Engenheiros.

Engenheiros precisam saber lidar com pessoas… Algumas ferramentas práticas podem ajudar a quem tem este perfil – mesmo que não sejam engenheiros…

 

A ilustração acima é intencional: no meu começo de carreira, como engenheiro… bom, RECURSOS HUMANOS era uma coisa que só nos atrapalhava. Eu dizia que o nosso diretor de RH era um zagueiro de idéias: rebatia todas as que a gente lhe levava…
No meu caso, foi quando eu tive que cuidar de uma operação no Canadá, com gente completamente diferente de nós, é que precisei me aprofundar no assunto – e aprendi o seu tremendo valor.
Fui aprendendo coisas do tipo…que aponto nas 7 ferramentas a seguir:

1- MOBILIZAÇÃO DE LIDERANÇAS – nós precisávamos nos balizar por algum indicador, para saber se estávamos progredindo no ritmo que era necessário. O índice MOBIL funcionou muito bem, nós o  aplicamos em muitos processos de mudança.
Consiste no seguinte:  listar os formadores de opinião, e atribuir, a cada um deles, uma nota: está a favor, contra, ou em-cima-do muro?
No nosso primeiro caso, o público era de 189 lideranças, e, num determinado momento, 95 estavam a favor, 21 eram contra. O índice mobil estava em 39%:

(95-21) / 189 = 39%

A estratégia: fazer os de cima do muro cair para o lado de cá. E esquecer os 21 do contra – por enquanto.

2- CULTURA EMPRESARIAL – Culture’s Consequences – a obra de Geert Hofstede nos ajudou demais, para tentar entender baianos e canadenses. O grande mérito é que ele limitou a apenas 4 os indicadores para mostrar a influência de culturas nacionais sobre as culturas empresariais:

  • individualismo
  • distância hierárquica
  • segurança
  • foco no resultado (ou processo)

Continue lendo, clicando aqui.

 

Autor: Claus Süffert

Em Novembro de 1996, Claus Süffert plantou uma semente chamada Quality Inn, germinada pela sua experiência profissional em empresas de grande porte, como os 5 anos em que trabalhou na Petrobrás e a sua carreira de 25 anos no Grupo Gerdau. Foi durante esse período na Gerdau que teve seu primeiro contato com os conceitos de Gestão da Qualidade Total, método que futuramente serviria de base para a sua própria empresa.

2019-02-04T10:30:47+00:00 4 / fev / 2019|Artigos, Destaque|