As paredes não mentem.

Home/Artigos, Destaque/As paredes não mentem.

As paredes não mentem.

Vemos as paredes o dia inteiro. E elas repetem, incansavelmente, forte opinião sobre nossa cultura empresarial.

GESTÃO À VISTA INEFICAZ – Caso real, ocorreu na Argentina: estávamos implantando um sistema de gestão à vista, em que falhas eram tratadas deslocando cartõezinhos entre diversas caixas presas à parede. Numa das visitas de acompanhamento, o gerente local disse que nosso sistema não funcionava.
A fábrica estava cheia de cartazes, anunciando a vinda de uma autoridade importante – que tinha ocorrido na semana anterior.
As paredes refletem a cultura da empresa. Se aqueles cartazes todos mentiam, porque as pessoas iriam levar a sério um quadrinho muito menor, e isolado?

PAREDES LIMPAS – e bem cuidadas comunicam capricho – ao longo de todos os minutos do dia – para todas as pessoas que por elas passam.

QUADROS DE AVISO – podem ser importante mídia do endomarketing.
Dois cuidados são essenciais:

  • Mantenha o quadro organizado, sem mensagens antigas. O excesso de informação é uma forma de contrainformação.
    Bem simples de fazer: todo aviso deve ser tamanho A4 e,não pode estar torto nem com metade fora do quadro. E deve ter ,  na sua margem inferior, à esquerda, a data em que será removido.
    Qualquer pessoa que veja um aviso  vencido, sem data, ou mal colocado, pode arrancá-lo do quadro.
    Funciona!

Leia mais clicando aqui.

Autor: Claus Süffert

Em Novembro de 1996, Claus Süffert plantou uma semente chamada Quality Inn, germinada pela sua experiência profissional em empresas de grande porte, como os 5 anos em que trabalhou na Petrobrás e a sua carreira de 25 anos no Grupo Gerdau. Foi durante esse período na Gerdau que teve seu primeiro contato com os conceitos de Gestão da Qualidade Total, método que futuramente serviria de base para a sua própria empresa.

 

2019-01-09T17:19:25+00:00 9 / jan / 2019|Artigos, Destaque|