5S Traduzindo o que os japoneses queriam nos dizer

Home/Destaque/5S Traduzindo o que os japoneses queriam nos dizer

5S Traduzindo o que os japoneses queriam nos dizer

O 5S é um método muito eficaz para a promoção de uma mudança cultural. E precisa ser tratado com a seriedade que este propósito merece.

Poucas ferramentas de gestão chegaram ao nível de disseminação que o “5S” teve na última década do século passado.

A primeira vez que tomamos conhecimento dos “S” foi em um programa de 6S, implementado em uma fábrica em Minas Gerais.
Posteriormente, nosso consultor japonês nos mostrou 9 Ss, já seguindo os clássicos Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke – mas prosseguindo com Shikari, Shitsukoku, Seisho e Seido…
A situação só começou a ser clareada através do trabalho de Benatti, que mostrou como os ideogramas originais japoneses eram conceituais, amplos, e permitiam muitas interpretações.
Por exemplo: o Shitsuke  é a beleza da disciplina, da persistência de um peixe (carpa) que perpetua sua espécie nadando contra a correnteza.

Neste caso, ficou fácil compreender o significado do quinto S: é preciso ter um objetivo maior, para continuar vencendo os obstáculos para a manutenção dos primeiros quatro sensos.
Entendemos, então, que o número de S (Benatti adotou 5) e sua interpretação ( Seiketsu era asseio para uns, saúde, segurança ou mesmo padronização, para outros…) eram convenções, que cada um poderia adaptar à sua realidade e compreensão. Então, estudamos o assunto com muita profundidade, e chegamos às nossas convenções.
Práticas – simples e úteis, nos ajudaram muito daí por diante.

Para continuar lendo, clique aqui.

 

Autor: Claus Süffert

Em Novembro de 1996, Claus Süffert plantou uma semente chamada Quality Inn, germinada pela sua experiência profissional em empresas de grande porte, como os 5 anos em que trabalhou na Petrobrás e a sua carreira de 25 anos no Grupo Gerdau. Foi durante esse período na Gerdau que teve seu primeiro contato com os conceitos de Gestão da Qualidade Total, método que futuramente serviria de base para a sua própria empresa.

2018-10-24T15:58:50+00:00 24 / out / 2018|Destaque|