Os 3 PDCAs

Home/Destaque/Os 3 PDCAs

Os 3 PDCAs

Para entender de forma estrutural como funciona uma organização,
é preciso saber explicar como se interligam três PDCAs.

A estrutura administrativa de uma organização pode ser segmentada em três níveis, denominados de Alta Administração, Gerência e Operação. Em cada um destes níveis existe planejamento, execução, verificação e ação corretiva: vale dizer que, em cada um deles, se precisa rodar o respectivo PDCA.

Vamos estudar como estes 3 PDCAs se interligam, iniciando pela base.

É na Operação que se geram os produtos – que precisam ser bons – para nossos clientes.
Na Operação estão os Operadores e seus Supervisores, cujas atribuições estão sintetizadas num modelo que denominamos de aviãozinho, descrito no artigo que trata do

QDD – a qualidade no dia a dia.

Lá mostramos que o operador é quem executa as tarefas e mede os resultados mais imediatos; ao supervisor cabe protegê-lo através do treinamento – baseado em padrões operacionais -, monitoria e tratamento de falhas.
A grande missão do nível Operação é garantir a qualidade.

Para continuar lendo, clique aqui.

Autor: Claus Süffert

Em Novembro de 1996, Claus Süffert plantou uma semente chamada Quality Inn, germinada pela sua experiência profissional em empresas de grande porte, como os 5 anos em que trabalhou na Petrobrás e a sua carreira de 25 anos no Grupo Gerdau. Foi durante esse período na Gerdau que teve seu primeiro contato com os conceitos de Gestão da Qualidade Total, método que futuramente serviria de base para a sua própria empresa.

2018-10-17T15:26:11+00:00 17 / out / 2018|Destaque|