Sugestões: A urna que dá certo!

Home/Destaque/Sugestões: A urna que dá certo!

Sugestões: A urna que dá certo!

Clima propício à inovação começa por um sistema de sugestões prático: uma urna que funciona.

 

A base de toda empresa que se diz inovadora deve ser a criação e manutenção de um clima favorável à inovação.

Ponto de partida pode ser um excelente sistema de sugestões, para captar as dezenas de ideias que seus funcionários têm, todos os dias, ao lidar com os problemas reais no dia-a-dia da vida.

Vale a pena formalizar um sistema, ou basta que os que mandam estejam de ouvidos abertos para as sugestões dos que devem obedecer?

O perfeito-quase-impossível consistiria em montar um sistema que funcionasse sem nenhum controle, somente baseado no interesse / motivação de uns e outros.

Não conseguimos imaginar como mantê-lo funcionando, principalmente em empresas com muitos colaboradores.  Poderia funcionar por algum tempo, mas não duraria mais do que alguns meses.

A melhor solução é buscar um sistema sem controles sofisticados, que motive os funcionários e não seja trabalhoso para os chefes.

E que traga resultados.

A tendência de toda pessoa que entra numa organização é naturalmente chamar a atenção para colegas ou chefes sobre algo que lhe parece errado, ou que pode ser melhorado. Mas, infelizmente, na quase totalidade dos casos a sua ideia não é tratada, ela simplesmente morre em qualquer etapa das que levariam desde o seu surgimento até a sua implantação.

E a pessoa, depois de pouco tempo, se dá conta de que não vale a pena se incomodar para sugerir – e não sugere mais.

 

Para continuar lendo, clique aqui.

 

Autor: Claus Süffert

Em Novembro de 1996, Claus Süffert plantou uma semente chamada Quality Inn, germinada pela sua experiência profissional em empresas de grande porte, como os 5 anos em que trabalhou na Petrobrás e a sua carreira de 25 anos no Grupo Gerdau. Foi durante esse período na Gerdau que teve seu primeiro contato com os conceitos de Gestão da Qualidade Total, método que futuramente serviria de base para a sua própria empresa.

 

2018-05-07T11:07:40+00:00 7 / maio / 2018|Destaque|