Você tem raciocínio estratégico?

Home/Artigos, Destaque/Você tem raciocínio estratégico?

Você tem raciocínio estratégico?

Dois exemplos demonstram com muita clareza o que vem a ser raciocínio estratégico.

Faça o teste, submetendo duas perguntas a uma pequena plateia, com uma provocação: ganha quem responder as duas, corretamente, no menor tempo.

  • Temos dois frascos iguais, com igual quantidade de líquidos diferentes (200 ml), porém com a mesma cor e nenhum odor. Se tiro duas colheres com 15 ml do frasco A, e as coloco no frasco B, misturo bem e, em seguida, tiro duas colheres com 15 ml do frasco B, e as coloco no A… Qual dos dois frascos ficou mais poluído?
  • Num campeonato de tênis, organizamos as chaves dos 80 participantes de modo a ter o mínimo número de jogos eliminatórios (chaves). Quantos jogos precisaremos realizar para apurar o campeão?

No primeiro caso, quem conhece um pouco de álgebra, ou lógica rapidamente monta uma equação  com os mililitros informados…

No segundo caso, quem tem prática em organizar torneios, rapidamente desenha as chaves e conta o número de jogos até chegar ao campeão.

Quem raciocina estrategicamente, entretanto, é muito mais rápido.

Continue lendo, clicando aqui.

 

Autor: Claus Süffert

Em Novembro de 1996, Claus Süffert plantou uma semente chamada Quality Inn, germinada pela sua experiência profissional em empresas de grande porte, como os 5 anos em que trabalhou na Petrobrás e a sua carreira de 25 anos no Grupo Gerdau. Foi durante esse período na Gerdau que teve seu primeiro contato com os conceitos de Gestão da Qualidade Total, método que futuramente serviria de base para a sua própria empresa.

 

2018-04-03T13:45:58+00:00 3 / abr / 2018|Artigos, Destaque|