PGQP iniciou projeto de gestão do conhecimento com comunidades de prática.

Home/Notícias/PGQP iniciou projeto de gestão do conhecimento com comunidades de prática.

PGQP iniciou projeto de gestão do conhecimento com comunidades de prática.

Como mais uma das iniciativas voltadas para os próximos 25 anos, o PGQP iniciou em dezembro seu programa de Gestão do Conhecimento Organizacional. Voltado, inicialmente, para a formação de comunidades de prática (CoPs), o programa trabalhará com os temas da gestão documental de seus processos e do desenvolvimento da sua rede de instrutores credenciados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), parceira institucional do PGQP, “gestão do conhecimento é o processo sistemático, integrado e transdisciplinar que promove atividades para criação, identificação, organização, compartilhamento, utilização e proteção de conhecimentos estratégicos, gerando valor para as partes interessadas de uma organização”. Especificamente, o PGQP trabalhará a gestão do conhecimento com comunidades de prática voluntárias, que são “grupos de pessoas que se reúnem para compartilhar expertise por um determinado tema de interesse, visando alcançar objetivos comuns de seus membros ou de interesse da organização”.

A equipe do programa, toda composta por voluntários, conta, com o consultor Jerônimo Lima (Mettodo Consultoria), coordenador do Programa, Daniela Silva (PGQP), Hiparcio Stoffel (Indextech Consultoria), Luciana Hahn (Procergs), Maria do Rocio Teixeira (UFRGS), Renata Marques (PGQP), e Sara Cecin (Ecover Consultoria).

O programa utilizará a plataforma virtual de colaboração Yammer, da Microsoft, ambiente virtual no qual as CoPs poderão interagir, compartilhar conhecimentos e organizar sua documentação, com vistas ao aprendizado em rede.

A CoP Gestão Documental tem por objetivo todo o controle de documentos e informações físicas e virtuais do PGQP, a partir dos conceitos e requisitos das normas ISO-9001:2015 e ISO-30300:2011, e já está em plena atividade com o mapeamento do processo de Gestão de Rade do PGQP com base na metodologia de Business Process Model and Notation (BPMN) via software Strategic Adviser, da empresa Interact Solutions.

A CoP Instrutores busca o desenvolvimento do corpo de instrutores certificados do PGQP, a partir do aprendizado situado na prática. Os trabalhos dessa comunidade serão realizados a partir de seminários para os instrutores certificados do PGQP.

 

Autor: Jerônimo Lima, Coordenador  da Comunidade de Gestão do Conhecimento Organizacional, Voluntário do PGQP.

2018-02-28T11:18:31+00:00 28 / fev / 2018|Notícias|