A busca pela Qualidade para vencer desafios é um dos aprendizados de 2017

Home/Artigos/A busca pela Qualidade para vencer desafios é um dos aprendizados de 2017

A busca pela Qualidade para vencer desafios é um dos aprendizados de 2017

O ano de 2017 está terminando e, nesse momento, é importante analisarmos o que este ano significou em nossas vidas. 2017, para muitos, representou um recomeço, uma recuperação de fôlego, uma nova faísca de energia, principalmente, se comparado ao ano anterior. Mas a palavra principal que se sugere para este ano que chega ao fim é o “aprendizado”: Era a hora de sacudir a poeira, rever as falhas e tomar iniciativas diferentes.

Além disso, o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade completou 25 anos, portanto, chegou o momento de refletir os feitos do passado, ao mesmo tempo em que se remodela para o futuro. Diante desta reflexão, o PGQP está buscando sua ressignificação, mantido fortemente pelo seu propósito principal que é contribuir para um Estado competitivo e sustentável, através da Excelência da gestão, da qualidade e da inovação.

Ressignificar, para nós, é sinônimo de proximidade com as pessoas e organizações, com uma nova forma de relacionamento, mais colaborativa e dinâmica, atuando junto às iniciativas e aos projetos de melhoria da gestão e inovação. Essa nova abordagem é fruto do PGQP 25+ e está sendo feita através dos 4 Desafios: Desafio Inovação, Desafio Excelência da Gestão, Desafio Cidades e Desafio Competitividade Sustentável. O conceito dessa iniciativa é a “experiência do usuário”, atuando de forma conjunta e comprometida em temas de interesse estratégico para as organizações. Outras iniciativas estão sendo lançadas, advindas de parcerias que visam proporcionar produtos e serviços que entregam benefícios concretos para o participante.

É visto que, mesmo diante de um ano conturbado, com decisões freadas pelo receio do futuro, a qualidade ainda é tida com uma causa essencial para que esses obstáculos sejam vencidos. A prova disso é que o PGQP teve mais de 60 adesões neste ano. Isso significa que neste momento, ainda que de dificuldades, as empresas estão buscando refletir sobre seus projetos e apostar em novos propósitos, pois estão exercitando a palavra que atribuímos a este ano: “aprendizado”.

Por conseguinte, as empresas que possuem o propósito de se reinventar e que objetivam o aquecimento do mercado estadual, podem conectar-se ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e contribuir como mantenedor dessa causa consistente, firmada com o propósito de inspirar para a transformação da sociedade gaúcha através da inovação e gestão.

Nós, do PGQP, finalizamos este ano com a certeza de que o futuro será composto de novos desafios e estamos prontos para superá-los em parceria com pessoas e organizações dispostas a serem protagonistas da Qualidade.

 

Por Secretaria Executiva PGQP

2017-12-21T11:07:44+00:00 21 / dez / 2017|Artigos|