Três décadas de uma Gestão de Qualidade baseada em valores

Home/Artigos, Destaque/Três décadas de uma Gestão de Qualidade baseada em valores

Três décadas de uma Gestão de Qualidade baseada em valores

A Gestão da Qualidade se constitui como uma filosofia estratégica para muitas organizações, enquanto para outras se trata apenas de um certificado na parede – ou ainda um segmento desconhecido. Ao ingressarmos em um tema como Gestão da Qualidade, estamos, de fato, falando sobre modelos de gestão – e, neste contexto, há mais de duas décadas o principal modelo é o proposto pela norma ISO 9001. A ISO 9001 estabelece requisitos para que uma organização determine, monitore e melhore as necessidades e expectativas daqueles interessados em seus produtos e serviços, abordando além do que o cliente quer, quaisquer demandas provenientes de legislação e normas específicas para os seus produtos.  Em 2017, o modelo de gestão pela ISO 9001 completou 30 anos de sua primeira edição e, neste período, ela fez parte de muitas relações comerciais entre empresas ao redor do mundo. O formato teve uma profunda revisão publicada em 2015, trazendo o estabelecimento de requisitos que proporcionam uma maior sinergia com o alinhamento estratégico das organizações. Com isto, questões como o contexto das organizações, partes interessadas pertinentes, e um pensamento de riscos e oportunidades de negócio, são discutidas dentro de uma abordagem sistemática de gestão, ainda baseada em processos organizacionais e dentro da perspectiva do conjunto de atividades descrita como P-D-C-A, Planejar, Executar (do inglês, Do), Checar e Agir.

 

Saber por que a organização acerta, por que ela erra… considerar riscos tanto positivos – oportunidades, quanto negativos, são alguns tópicos essenciais para continuar desenvolvendo uma organização. É fundamental também entender que resultados positivos de uma organização só podem ser mantidos, e até melhorados, quando o negócio compreende os motivos do sucesso, atuando de forma planejada. Em contrapartida, quando as coisas não vão bem, o Sistema de Gestão da Qualidade fornecerá subsídios para uma reflexão sobre as razões que fazem isso acontecer e de que forma podem ser corrigidas, determinando causas, como necessário, e evitando aquela ação sistemática de apenas ‘combater o incêndio’, sem se saber o porquê da ‘causa do incêndio’.

 

Como qualquer tema, o futuro da Gestão da Qualidade também passa pelas transformações da sociedade. Quando falamos sobre o assunto, muitas vezes nos limitamos às organizações privadas, em sua maioria, longe do setor público e governamental. Entretanto, dentro de um viés em que o Brasil seja referência em Qualidade, teremos que estimular as causas e compreender que o ponto que queremos chegar é um efeito. É necessário valorizar temas como disciplina, transparência e eficiência em todas as esferas que, juntas, formam nosso país. Temos inúmeros exemplos a serem seguidos  Japão, Coréia do Sul e mais uma leva de países desenvolvidos e em desenvolvimento, que com disciplina e gestão, se tornam reconhecidos pela cultura da qualidade e da excelência. Mas, caso tudo continue na mesma perspectiva por nossa nação, a Qualidade seguirá sendo uma questão interna de empresas, fundamentalmente privadas, baseada em métodos e ferramentas, não em valores das pessoas que fazem parte – e que impulsionem as organizações.

 

Anderson Farias

Professor do curso técnico de Qualidade

da Escola Profissional Fundatec

Sobre a Fundatec – A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) atua há mais de 40 anos no mercado brasileiro com foco no ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional e tecnológico. Focada na aplicação do conhecimento e da tecnologia para o desenvolvimento de pessoas, organizações e sociedade, a Fundação foi pioneira na difusão dos conceitos de gestão, qualidade e produtividade.

Com foco na área de gestão de Processos e Qualidade, a Fundatec atua na busca das melhores práticas com uso de ferramentas e sistemas de gestão, visando o diferencial competitivo, com melhoria contínua, minimização de custos e um alto nível de satisfação dos clientes.

O Curso Técnico em Qualidade está com inscrições abertas para início em 2018. E os associados ao PGQP têm 15% de desconto no valor total do curso.

2017-12-05T13:20:44+00:00 5 / dez / 2017|Artigos, Destaque|